doença que atinge a parede da celula
CURSO: AGRONOMIA
TRABALHO: DOENÇA NA PAREDE DELULAR DAS PLANTAS
Ponta Grossa, 23 de Setembro de 2014.
DOENÇAS NA PAREDE CELULAR
Introdução
Doenças que apresentam na parede celular de uma plantas e suas medidas de controle.
Doenças fúngicas
É uma doença causada por vírus que infecta todas as partes verdes da planta, causando maiores danos quando afeta as flores e os frutos.
Nas folhas, na parte superior aparecem manchas amarelas, translúcidas contra a luz do sol com aspecto encharcado, denominadas de "mancha de óleo". Em umidade surge à esporulação branca do fungo na parte inferior da mancha, a seguir a área afetada fica necrosada, podendo causar a queda da folha. Nas inflorescências infectadas ocorre o escurecimento da ráquis, podendo ainda haver esporulação do fungo, seguido pelo secamento e queda dos botões florais.
Medidas de controle: O controle preventivo deve começar adotando-se medidas que melhorem a aeração e insolação da copa, objetivando diminuir o tempo de molhamento foliar. Estas medidas incluem: espaçamento adequado; evitar áreas de baixada ou voltados para o sul, quando for escolher o local do vinhedo; boa disposição espacial dos ramos sobre o aramado e adubação equilibrada.
Doenças na Uva
O sintoma principal é o apodrecimento dos frutos maduros. Sobre as bagas inicialmente aparecem manchas marrom-avermelhadas, que posteriormente atingem todo o fruto, escurecendo-o. Em condições de alta umidade aparecem às estruturas do fungo na forma de pontuações cinza-escuras, das quais apresenta uma massa rósea, que são os conídios. Esta massa serve também para diferenciar da podridão amarga.
O fungo sobrevive em frutos mumificados e pedicelos, e na primavera, com elevada umidade, produz abundante frutificação. O excesso de nitrogênio favorece a infecção e o desenvolvimento do fungo.