Bactérias
As Bactérias são organismos unicelulares procarióticos, isto é, suas células não apresentam núcleo organizado. As bactérias são agrupadas no reino Monera e se dividem em dois grupos distintos e pouco relacionados evolutivamente: arqueobactérias e eubactérias.
As arqueobactérias
Atualmente, há poucas espécies de arqueobactérias. Estas são heterotróficas anaeróbicas e vivem em locais restritos, onde as condições ambientais são inadequadas para outros seres vivos.
Há as arqueobactérias halófilas (do grego halos, "sal" e philos "amigo") que vivem em ambientes muito salinos como o Mar Morto, as termoacidófilas, que habitam fontes termais ácidas onde a temperatura varia de 60o a 80o C. Como exemplo de termoacidófilas temos as sulfobactérias que obtêm energia oxidando o enxofre.
Existem ainda as arqueobactérias metanogênicas que vivem em regiões alagadas (pântanos) e no interior do tubo digestivo de insetos como cupins, e também no trato digestivo de animais herbívoros. Estas bactérias produzem o gás metano por redução do CO2 a CH4. As bactérias metanogênicas são estritamente anaeróbicas, - o oxigênio é venenoso para elas.
As Eubactérias
Este grupo de procariontes têm uma grande diversidade metabólica. Ocorrem diferentes formas de células e tipos de colônias celulares. Nestas colônias não há divisão de trabalho entre as células.
As eubactérias habitam o solo, a superfície das águas e os tecidos de outros organismos vivos ou em decomposição. As eubactérias mais comuns e melhor estudadas são as da espécie Escherichia coli (pronúncia: "esqueríquia cóli").
Outras eubactérias importantes são as cianobactérias , que possuem um extenso sistema de membranas internas contendo pigmentos fotossintetizantes. Antigamente as cianobactérias eram chamadas de algas verdes-azuis ou cianofíceas.
FORMAS
As bactérias podem ser classificadas, quanto a sua fórmula, em três grupos básicos::
• Cocos, que são