Protocolo Tcp
TCP significa em português: (Protocolo de Controle de Transmissão), é um dos principais protocolos da camada de transporte do modelo TCP/IP. Ele permite, nível das aplicações, gerir os dados em proveniência da camada inferior, ou seja o protocolo IP. Ao serem fornecidos os dados ao protocolo IP, este o encapsula -os em datagramas IP, fixando o campo protocolo em 6, para saber que o protocolo ascendente é o TCP.O TCP é um protocolo orientado a conexão, ou seja ele permite as duas maquinas que estão se comunicando, controlar o estado da transmissão.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO TCP
Entrega ordena dos Datagramas provenientes do protocolo IP, Verificação da onda de dados para evitar a saturação da rede, Formatação dos dados em segmentos de comprimento variável para entrega ao protocolo IP, permite simultaneamente a circulação de informações que proveem de fontes distintas numa mesma linha, permite a início e fim uma comunicação de maneira educada.
OBJETIVO DO TCP
O protocolo TCP permite que as aplicações se comuniquem de forma segura, graças ao sistema de avisos de recepção do protocolo TCP, independentemente das camadas inferiores, isto significa que os roteadores que trabalham na camada internet, tem como único papel encaminhas em forma de datagramas, sem se preocupar com o controle de dados, pois esse controle é feito na camada de transporte, mais especificamente o TCP.
Durante a comunicação através do protocolo TCP, as duas maquinas devem estabelecer uma conexão. A máquina emissora que solicita a conexão chama-se cliente e a máquina receptora chama-se servidor, as maquinas funcionam em modo ligado, isso significa que a comunicação é feita nos dois sentidos.
FASES DA TRANSFERÊNCIA
O TCP divide o processo em três fases , o inicio onde o cliente envia o segmento do tipo SYN com número inicial da sequência de numeração em bytes para o servidor, o servidor reconhece o pedido de conexão enviando segmento tipo SYN com bit de