doença de chagas
CHAGAS
O QUE É DOENÇA DE
CHAGAS?
A doença de Chagas (DC) é a infecção humana causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, que apresenta curso clínico bifásico, com uma fase aguda que pode ou não ser identificada e à evolução para as formas crônicas, se não for tratada com medicamento especifico.
No Brasil, atualmente predominam os casos crônicos decorrentes de infecção por via vetorial (em torno de 2 milhões). No entanto, nos últimos anos, a ocorrência de casos e surtos de DCA tem sido observada em diversos estados brasileiros, com maior freqüência naRegião
Amazônica.
TRANSMISSÃO
A doença é transmitida diretamente pela picada do barbeiro, o qual adquire o parasita ao sugar o sangue de um animal contaminado (animais silvestres). O inseto defeca sobre a pele, e através da picada a pessoa empurra o parasita presente nas fezes do animal para a corrente sanguínea ao coçar o local.
E através da transfusão de sangue, da mãe para o filho através da placenta que são outras formas de transmissão,e também alimentos contaminados como caldo de cana e açaí.
SINTOMAS
Os principais manifestações da doença são febre, malestar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos e aumento do fígado e do baço.
Na fase aguda podem surgir complicações como meningite e encefalite.
O PARASITA NA CIRCULAÇÃO
Na corrente sanguínea, o parasita afeta os gânglios, o fígado e o baço. Em seguida se aloja no coração, intestino e esôfago.
Nas fases crônicas da doença pode haver destruição da musculatura e provoca aumento desses três órgãos
(cardite chagásica – aumento do coração, megacólon – aumento do cólon, e megaesôfago – causa regurgitação dos alimentos ingeridos, devido a sua flacidez.
FASES DA DOENÇA
Fase aguda (inicial): predomínio do parasito circulante na corrente sanguínea, em quantidades expressivas. Nesta fase, os sinais e sintomas podem desaparecer espontaneamente evoluindo para a fase crônica ou progredindo para formas agudas graves, as quais