doença de chagas
Doença causada pelo protozoário trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto conhecido como barbeiro.O nome do parasita foi dado por seu descobridor,o cientista Carlos Chagas , em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz . Segundo os dados levantados pela Sucen , esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique , ninho de pássaros , tocas de animais, cascas de troncos de árvores e embaixo de pedras.
Reprodução
O ciclo de desenvolvimento destes percevejos compreende a fase de ovo , ninfa e adulton . Na fase adulta após a preimeira alimentação este inseto já estão aptos ao acasalamento. A fêmea deposita seus ovos individualmente ou em grupo durante o seu período da vida, variando comforme a disponibilidade de alimentos e condições ambientais. Os ovos de algumas epécies de percevejo, geralmente tem forma de barril e são posto em grupo.Usualmente as fêmeas depositan-nos em cortinas , janelas e outros objetos domésticos . Deste ovos eclodem pequenas ninfas,que normalmente são coloridas, ficando por um tempo agrupadas.
Transmição
A doença de chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (ex: gambás ou pequenos roedores ). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetran pelo orificio que ali deixou. A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho. No Brasil, foram registrado casos da infecção transmitida por via oral nas pessoas que tomaram caldo-de-cana ou comeran açaí moído. Embora não se imaginasse que isso pudesse acontecer, o provavel e que haja uma invasão ativa do parasita diretamente através do aparelho digestido nesse tipo de transmissão.
Sintomas
Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos ( sinal de romanã )