Doença de chagas cardiopatia chagasica
2.1 Objetivo específico Estudar as principais características das Cardiopatias gerada na Doença de Chagas.
3. METODOLOGIA Pesquisas de artigos científicos publicados nos sites, sciello, pub med, livros e publicações cientificas. Palavras-chave: Doença de Chagas, Cardiopatia, Trypanosoma cruzi, diagnóstico, tratamento.
4. INTRODUÇÃO
Varias espécies de protozoários flagelados parasitam o homem, mas há um grupo que se destaca porque seus membros possuem, além das estruturas celulares habituais, uma organela bastante singular, o cinetoplasto. Esta organela é formada por um segmento de sua longa mitocôndria onde se encontra abundante DNA do tipo e Kdna (REY, 1992). O Trypanossoma cruzi é um parasita protozoário intracelular cinetoplastídio que causa a tripanossomíase americana ou doença de Chagas. A doença de Chagas ocorre raramente nos Estados Unidos e no México, porém é mais comum na América do Sul, particularmente no Brasil (ROBBINS e COTRAN, 2005). Trata-se de uma forma da doença, com conhecida apresentação em forma de micro epidemia, com casos graves e importante letalidade. No ano 2005, um surto registrado numa área turística do sul do Brasil concitou a atenção internacional como conseqüência de ter afetado a um grupo de turistas internacionais e de ter sido registrada alta morbidade e mortalidade (PANAFTOSA, 2006).
Boa parte da história de misérias e sofrimentos relacionados ao mal de Chagas pode ser associada à perpetuação da transmissão vetorial, responsável pela maior parte do contingente de infectados por T. cruzi do planeta. De fato, díspares investigações demonstraram a existência de uma correlação direta entre a densidade doméstica de triatomíneos