Doença celíaca
UNOCHAPECÓ
RESENHA CRÍTICA:
DIAGNÓSTICO DE DOENÇA CELÍACA EM ADULTO
Imunologia Clínica
Chapecó, Mar. 2012.
1. REFERÊNCIA
SILVA, tatiana sudbrack da gama; FURLANETTO, tania Weber. Diagnóstico De Doença Celíaca Em Adultos.Porto Alegre- RS. Rev. Assoc. Med Bras n.56, v.1, p. 122-6, 2010.
2. DADOS BIBLIOGRÁFICOS
Tatiana Sudbrack Da Gama E Silva1; Tania Weber Furlanetto2
1.Médica – Mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
2. Pós-doutorado - Chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS
3.1. Objetivo
O objetivo deste trabalho foi estudar os sintomas e relatar os diagnósticos da doença celíaca em adultos. O diagnóstico da DC, muitas vezes, exige alto grau de suspeita. Não há um único teste para esse diagnóstico, que é firmado após a associação de dados clínicos e laboratoriais. O primeiro passo no diagnóstico pode ser um teste sorológico como os anticorpos antitransglutaminase tecidual ou antiendomísio. Se a sorologia for positiva, faz-se necessária biópsia duodenal para confirmação diagnóstica.
3. ARTIGO
A doença celíaca pode ser considerada, mundialmente, como sendo um problema de saúde pública, principalmente devido à alta prevalência, freqüente associação com morbidade variável e não-específica e, em longo prazo, à probabilidade aumentada de aparecimento de complicações graves, principalmente osteoporose e doenças malignas do trato gastroentérico.
Ela é caracterizada por uma intolerância permanente ao glúten, caracterizada por atrofia total ou subtotal da mucosa do intestino delgado proximal e conseqüente má absorção de alimentos, em indivíduos geneticamente susceptíveis. As proteínas do glúten são relativamente resistentes às enzimas digestivas, resultando em derivados peptídeos que podem levar à resposta imunogênica em pacientes com essa doença.
Doença celíaca é uma doença auto-imune que