Doença celíaca
O processo de enfermagem norteia a prática do enfermeiro(a) e vem como uma forma de melhorar o atendimento ao idoso, onde procura-se investigar e identificar suas necessidades de saúde para posteriormente agir da melhor maneira e obter melhores resultados.
É um instrumento importante para dar qualidade e continuidade a assistência, sendo uma forma de organizar o cuidado que vai ser prestado, pois planeja-se o mesmo contemplando as necessidades de cada idoso que se encontram afetadas, tratando-o como um ser holístico e integral.
Durante o processo de enfermagem planeja-se ações priorizando as respostas humanas no processo saúde-doença, considerando o idoso a partir de suas necessidades básicas, onde são elaboradas as ações que fundamentarão o cuidado que será prestado.
No histórico faz-se uma coleta de dados detalhada por meio da anamnese e exame físico. Essa coleta possibilitará elaborar estratégias para solucionar ou reverter os problemas encontrados.
No diagnóstico são identificadas alterações, e com base nestas, planeja-se as intervenções que coordenam as ações do enfermeiro no cuidado adequado, que atendam as necessidades específicas do idoso.
Fazer a evolução de enfermagem e avaliar os resultados também é importante, pois define-se o estado do idoso em um determinado momento que servirá como indicador para avaliar a melhora ou piora no estado clínico em momentos posteriores.
O processo de envelhecimento em si já traz mudanças fisiológicas, ocasionando algumas demandas e déficits de cuidado, que precisam ser supridas de forma a preservar o bem estar e a saúde na terceira idade. Nesse sentido, o enfermeiro desempenha papel importante no acompanhamento ao idoso que necessita de recomendações e cuidados para melhorar sua qualidade de vida.
Ademais, o processo de enfermagem vem a fim de facilitar a identificação de diagnósticos e o desenvolvimento da prática de enfermagem de forma