DOEN A DE CROHN
Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal grave de gênese desconhecida que pode acometer qualquer segmento do trato intestinal, ela acomete principalmente o íleo terminal e o cólon.
A sua causa não é totalmente conhecida, mais a certos indícios de que seja uma doença imunológica em interação com fatores ambientais os quais podem ser provavelmente um vírus ou uma bactéria mas essa teoria ainda não tem uma confirmação definitiva.
SINTOMAS
Febre, dor abdominal, mais freqüente do tipo cólica de localização comumente difusa, diarréia fadiga generalizada, pode ocorrer perda de peso.
TRATAMENTO E DIAGNOSTICO
Porem sem cura, a doença de Crohn, é possível ser controlada com anti-infalmatorio e alimentos que possam causar desconforto gastroentestinal sendo evitado.
Há recomendação de se evitar o estresse e ansiedade já que ficou provado que problemas psicológicos ajudam a agravar o quadro clinico desse paciente. O tratamenti é prescrição de antibiótico ou corticóides e, em alguns casos é possível optar pelo uso de um imunossupressor para estabilizar a doença e manter a mesma inativa. Alguns exames usados para o diagnostico da doença são a colonoscopia, retosgmoidoscopia e radiografias.
ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA DOENÇA DE CROHN
- a enfermeira administrar medicamentos anticolinérgicos conforme prescritos para aliviar a dor
- registrar freqüência e concistência das fezes
- encorajar a ingestão oral de líquidos e monitorar a velocidade do fluxo intravenoso
- monitorar peso diário
- apoio emocional para reduzir depressão
- iniciar medidas para disseminação da diarréia (quando o cliente apresentar restrições da dieta), medicamentos anti diarréicos prescritos.
CONCLUSÃO
A mudança no estilo de vida dos portadores dessa patologia é visível após descobrirem o diagnostico, pois o individuo apresenta alterações físicas como emagrecimento , também psicológicas inclusive por medo do desconhecido no caso a doença.
O tratamento é longo e por isso