Doen As Ocupacionais
Asma Brônquica Alérgica, Siderose e
Enfisema Pulmonar Cádmio.
Elaborado por:
Benedito Silva nº
Jéssica Maiara nº13
Leandro º
Tatiany Maria nº24
Introdução
As doenças pulmonares de origem ocupacional devem-se à inalação de partículas nocivas, nuvens, vapores ou gases no local de trabalho. O local exato das vias aéreas ou dos pulmões aonde chega a substância inalada e o tipo de doença pulmonar que desencadeia dependem do tamanho e do tipo das partículas. As maiores podem ficar retidas no nariz ou nas vias aéreas superiores, mas as mais pequenas atingem os pulmões. Uma vez ali, algumas partículas dissolvem-se e podem passar para a corrente sanguínea; as defesas do corpo eliminam as mais sólidas que não se dissolvem.
O organismo tem vários mecanismos para eliminar as partículas aspiradas. Nas vias respiratórias, o muco cobre as partículas de modo que seja fácil expulsá-las através da tosse. Nos pulmões, existem células depuradoras especiais que engolem a maioria das partículas e as tornam inofensivas.
ASMA BRÔNQUICA ALÉRGICA
Asma
é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação. SINTOMAS E SINAIS
Tosse
Chiado
Falta
de ar ou respiração rápida Aperto no peito
Estes sintomas são freqüentemente desencadeados por determinados fenômeno (gatilho) identificável.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO
A
asma pode ser desencadeada em conseqüência de inalação de poeira doméstica
(ácaros),
polens, pêlos, substâncias excretadas por animais, irritantes (fumaça de cigarro, poluição ambiental, gás natural, propano), pó de giz, odores fortes, aerossóis químicos, mudanças de temperatura e pressão do ambiente, distúrbios emocionais entre outros fatores.
RISCOS
Empresa
que oferece risco a essas doenças são as que possuem setor de pintura em pulverização que não possuem proteções individuais,
como