DOEN AS OCUPACIONAIS SILICOSE
Definição
Podemos definir doenças ocupacionais como variações que ocorrem na saúde do trabalhador, causadas por fatores relacionados ao trabalho. Muitas vezes essas doenças se manifestam devido à exposição inadequada a agentes químicos, radioativos e/ou às más condições oferecidas no ambiente laboral.
SILICOSE
É uma doença pulmonar causada pela inalação de sílica. O pó de Sílica é um elemento principal que constitui a areia, fazendo com que a doença acometa principalmente Mineiros, cortadores de arenito e granito ,operários de fundições e oleiros.
A Silicose foi identificado a primeira vez por pelo Médico Italiano Bernardino Ramazzini, em 1705. A mais importante contribuição foi para medicina do trabalho sobre doenças ocupacionais.
TIPOS DE SILICOSE
Silicose crônica: compromete de forma leve o pulmão, sendo um estágio inicial.
Silicose complicada: é observada a perda de peso, aparecimento de fibrose nos pulmões e falta de ar. Inicia o risco de desenvolver Tuberculose.
Silicose acelerada: surge após exposição intensa. Os sintomas são próximos da Silicose complicada, sendo que desenvolvem doenças autoimunes e artrite reumatoide.
Silicose aguda : O risco de Tuberculose é eminente, o paciente tem uma perda de peso radical e falta de ar constante. TRATAMENTO
Não tem cura
MINERAÇÃO
PROFISSÃO DE ALTO RISCO
Quem atua em contato direto com a extração do minério tem no máximo 15 anos de profissão. O que, segundo o Sindicato dos Mineiros, é um atrativo do serviço. A aposentadoria precoce permite a quem inicia na atividade aos 21 anos ser amparado pela Previdência Social aos 36.Não é qualquer pessoa que tem estrutura física e emocional para desenvolver a atividade. É escuro, isolado e não se tem diálogo com muitas pessoas.
Dados da Previdência Social mantém a profissão de mineiro como uma das mais perigosas do país, ao lado dos que atuam nas plataformas de petróleo. E por um motivo: as chances de acidentes fatais são maiores e