Doen as de Notifica es Compulsorias
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Doenças de Notificações Compulsórias
PROFESSOR JORGE LUIZ
ALUNOS: JOAO DA ROCHA & BLENDA LUANE
Acidentes por animais peçonhentos (CID 10 – X20.0)
Apesar de não se tratar de doença infecciosa ou parasitaria, a inclusão neste Guia de Bolso do capitulo Acidentes por Animais Peçonhentos contribui para a difusão de conhecimentos acerca de um agravo. usualmente pouco conhecido do profissional de saúde, mas que, invariavelmente, se defronta com um paciente acidentado. Estima-se que ocorrem, anualmente, no Brasil cerca de 20.000 casos de acidentes. Com serpentes, 5.000 com aranhas e 8.000 com escorpiões, podendo estar relacionados a ocorrência de óbitos ou produção de sequelas. Por questões operacionais, optou-se por abordar os envenenamentos para os quais existem soros específicos, ainda que o tema abranja outros grupos de animais peçonhentos bastante frequentes, porem pouco estudados, como alguns animais aquáticos e os himenópteros (abelhas, vespas, formigas).
Botulismo (CID 10 - A05.1)
O Botulismo é uma doença não-contagiosa, resultante da ação de potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: Botulismo Alimentar, Botulismo por Ferimentos e Botulismo Intestinal. O local de produção da toxina botulínica é diferente em cada uma dessas formas, porém todas se caracterizam clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais. É uma doença de elevada letalidade, considerada como emergência médica e de saúde pública. Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente e o tratamento instituído precocemente por meio das medidas gerais de urgência. Suas manifestações clínicas são de acordo com o modo de transmissão.
Carbúncolo ou Antraz (CID 10 – A22.0)
Toxiinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as formas de lesão bolhosa e pústula maligna, produzida pelo contato com animais (bovino, caprino, eqüino e outros) com a mesma doença.