Documentário: A corporação
A corporação é um documentário que analisa o poder das grandes empresas, e grandes corporações. O filme relata desde o a criação/nascimento até o predomínio de suas atividades no mundo atual, mostrando desde a Revolução industrial até as vitorias legislativas que permitiram que empresas e cientistas chegassem a patentear boa parte da vida natural. Fazemos parte de uma sociedade em que desde que nascemos somos submetidos a regras e leis. Aprendemos diversos valores morais e sociais. Passamos todo o nosso tempo, independente de social ou profissional, tentando da melhor forma seguir essas regras e leis.
Vendo o documentário pude notar o quanto essas regras, leis , valores e princípios são reduzidos a nada pelas grandes corporações, onde o que prevalece é o interesse cada mais na obtenção de lucro . Nos somos o tempo todo manipulados por essas empresas, que nos iludem com a ideia de que tudo que faz é para o nosso bem estar, nos oferecendo empregos , produtos de qualidade e tudo para nossa comodidade, deixando claro o que Karl Marx , define como ideologia: concepção idealista na qual a realidade é invertida. No documentário fica claro que, o que as grandes corporações colocam como sendo do interesse comum de todas as pessoas ou ideologia de uma sociedade inteira, nada mais é do que a realização de seus próprios interesses de suas próprias ideologias.
Por outro lado , as grandes corporações são muito importantes para a sociedade, pois produzem produtos úteis e essências para o dia-a-dia da população. Porém é preciso que a população em um todo se conscientize se realmente os produtos que estão adquirindo são necessários ou apenas utilizam porque foi induzida pelo marketing das empresas vendedoras.