Documentário sicko sos saúde welfare state e neoliberalismo
O Welfare State, também conhecido como Estado de bem-estar social, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como protetor e defensor social e organizador da economia, onde o mesmo é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país, visando garantir serviços públicos e proteção à população. Este sistema surgiu em resposta a grave crise que a Europa atravessava durante a segunda metade da II Guerra Mundial e a Crise de 1929 e tinha como um de seus principais objetivos a defesa dos direitos dos cidadãos na saúde, educação e alimentação, criando assim uma ampla rede de proteção social.
No documentário Sicko S.O. S Saúde, dirigido por Michael Moore, no qual relata a situação do sistema de saúde oferecido a população de países como França, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos, podemos observar traços fortes do Welfare State. Dois exemplos marcantes são o hospital do governo londrino, onde os pacientes tem atendimento gratuito e de qualidade, sendo-lhes ainda oferecido um auxílio transporte para poderem retornar as suas casas, pois como é dito na cena o importante para eles não é que o paciente pague a conta e sim que chegue seguro em sua casa, demonstrando assim a preocupação do governo em prestar bons serviços e ao mesmo tempo criar uma rede de proteção ao redor de sua população. Outro exemplo marcante são os serviços de proteção social que o governo francês presta a sua população, pois além de oferecer saúde gratuita de qualidade, os cidadãos franceses ainda têm outros auxílios como o de maternidade no qual uma pessoa designada pelo governo vai à casa da mãe ajudar com o bebê, com as tarefas de casa como lavar roupa, fazer comida, etc.
Em contrapartida, o crescimento e desenvolvimento da globalização trazem consigo o Neoliberalismo que faz forte crítica ao Welfare State e busca reduzir os custos do