documentos
Alguns autores tem definido abdomen agudo como uma dor na regiao abdominal, nao traumatica, de aparecimento subito e de intensidade variavel associada ou nao a outros sintomas. Geralmente com duração de horas até quatro dias, não ultrapassando sete dias.
O médico, não deve se prender aquém e alem de limites propostos, desde o momento que começou a acompanhar a evolução do quadro agudo apresentado pelo paciente. Em geral, necessita de intervenção medica imediata, cirúrgica ou não. Uma grande série de doenças podem causar dor abdominal e até simular abdome agudo:
Musculares
Gastrointestinais
Ginecológicas
Urológicas
Vasculares
Psicossomáticas
Cardíacas
Parasitarias
Pulmonares
Intoxicações exógenas
EPIDEMIOLOGIA
No ano de 2002 nos EUA: cerca de 7 milhoes de pacientes procuraram serviços de emergência com quadro de dor abdominal, 7,5% do total de atendimentos, e cerca de 50% destes necessitaram de intervenções medicas. Os dados brasileiros são imprecisos, principalmente devido à ausência de sistematização e informatização do sistema de saúde publico, aliado à ausência de daos do sistema de saúde privado.
ETIOLOGIA
Devido às inúmeras possibilidades etiológicas da dor abdominal não traumática são propostas algumas classificações para elaborar o diagnostico. As dores abdominais podem ser classificadas segundo:
Anatomia: pela localização da dor se pode indicar as possíveis causas ou órgãos acometidos (QUADRO I)
Causas abdominais e extra-abdominais: (QUADROS II e III)
Processo desencadeante: geralmente utilizada pela cirurgia de urgencia (
QUADRO IV)
Cada um dos tipos de abdome agudo da classificacao pode ter diferentes etiologias, mas cada um dele, corresponde a um quadro sindromico, que pode ser util para as considerações diagnosticas e terapeuticas.
DIAGNOSTICO
Diante da diversidade etiológica da dor abdominal e abdome agudo, é fundamental termos uma metodologia investigativa adequada,