Documento1
Kaynara Pereira Oda
Profº: Júlio Roussenq Neto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (ARQ13) – Ecologia
29/04/2011
RESUMO
A construção civil desempenha papel fundamental na sociedade, e deve estar sempre de acordo com leis e princípios ambientais. Porém não é sempre que isto acontece. É por isso que os resíduos da construção os RCD (Resíduos de construção e demolição), tem que ser tratados com cautela. Muitas empresas descartam os resíduos em locais impróprios sem levar em consideração os malefícios que isso venha a causar. Através de registros fotográficos próprios e pesquisas, este paper aborda a situação atual dos RCD e sua reciclagem.
Palavras-chave: RCD. Construção civil. Reciclagem.
1 INTRODUÇÃO
Com o advento das novas tecnologias, modernização dos processos construtivos, e o aumento significativo da população, a construção civil encontra-se em um estágio de aprimoramento. Isto porque a geração de resíduos da construção e demolição vem aumentando nos últimos anos, consequência da demanda do mercado civil. Por este motivo gera grandes impactos ambientais, tanto pelo uso dos recursos naturais quanto pela modificação da ambiente e pela geração dos muitos resíduos. O aumento ou diminuição dos resíduos sólidos no Brasil está ligado aos hábitos pessoais de cada um. Isto significa que enquanto não houver conscientização, não haverá resultados positivos e benéficos para o meio ambiente.
No momento existem algumas políticas de incentivo à reciclagem, que ainda parece ser a melhor saída apesar de todas as barreiras. Este paper procura descrever e identificar as vantagens e desvantagens da reciclagem de RCD.
Inicialmente se abordará situação atual de resíduos sólidos no Brasil, na sequencia a situação dos RCD e por último abordará a reciclagem desses materiais.
2 CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL
O descarte de materiais considerados sem valor, não