Documento
Esta atividade é importante para que você aprenda a executar uma análise de orçamento de capital por meio da comparação orçamentária entre projetos, e, a partir da análise, selecionar o projeto com o máximo de retorno possível e com o menor risco de prejuízo.
O custo do capital equivale ao retorno retorno do investimento necessário para que a empresa sastisfaça as exigência de retorno de seus investidores e o orçamento de capital é um conjunto de técnicas que os gestores utilizam para avaliar projetos de aquisição de ativos em longo prazo. O risco faz parte do investimento e não há no orçamento de capital, projetos livre de risco , portanto os analistas de investimentos devem selecionar projetos sob essas condições de incerteza.
As ferramentas e metódos usados no orçamento de capital concentram-se na comparação entre investimentos e retorno , ou entre rendimentos e custos associados com um ativo de longo prazo em que as principais ferramentas de análise são o VPL - diferença entre seu valor de mercado e seu custo, TIR - taxa de desconto que iguala o VPL estimado de um projeto a zero e o Payback - prazo necessário para que os fluxos de caixa de um investimento igualem seu custo.
Através da Análise de Sensibilidade, consegue-se perceber a variação do VPL e da TIR, é um estudo de hipóteses ou suposições em que o mais sensivel ás mudanças é considerado de maior risco.
O CAPMC (MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS ) Calcula a taxa de retorno de um projeto. O seu calculo é muito simples se o retorno sobre livre de risco.
Um item importante a avaliar no orçamento de capital é a inflação', quando esta aumenta, o valor real dos fluxos de caixa esperados diminui, por isso é necessário ajustar os fluxos de caixa de desconto à taxa anual de inflação.
Avaliação de risco
Fazer uma análise de sensibilidade sobrev o investimento, considerando que os fluxos caixa do Projeto X sejam de R$ 70.000,00 para os três