Documento
Dois movimentos tiveram forte atuação no Peru desde finais dos anos de 1960 até 1990, ambos de orientação socialista. O Sendero Luminoso, movimento de guerrilha basicamente rural, fundamentados no socialismo maoísta (de Mao Tsé-tung) e o Tupac Amaru, que se fundamentava em um socialismo nos moldes de Che Chevara, esse com suas atividades mais visíveis em áreas urbanas. piru :3 sendero luminoso
Grupo de guerrilha peruano criado durante os anos 60, o Sendero Luminoso tem inspiração maoísta e foi formado por um grupo de intelectuais, entre eles, Abimael Guzmán, que lecionava filosofia na Universidade de Ayacucho. Em português, o significado do nome do partido é “Caminho Iluminado".
O principal intuito do grupo era acabar com as instituições capitalistas e burguesas do Peru por meio de uma revolução comunista liderada pelos camponeses.
Ao final dos anos 70, o Sendero Luminoso parte da guerrilha no campo para os ataques em ambiente urbano. Já na década de 80, época em que o regime militar terminava no Peru, o partido começa a boicotar seções eleitorais e aumenta suas ações violentas, chegando a fazer um esboço do que seria uma grande revolução no país. Ainda nos anos 80, o grupo expande seu número de participantes e aumenta suas áreas de ocupação, que agregavam o Sul e a região central peruana, além da área suburbana de Lima.
Porém, no início dos anos 90, o líder Guzmán foi capturado. Após enfraquecimento do Sendero, outras lideranças começam a ser presas até o ano de 1995.
movimento revolucionario tupac amaru
O MRTA ( sigla para movimento revolucionário túpac amaru) é um grupo guerrilheiro de esquerda criado no PERU e que baseou em outros grupos revolucionários da américa latina. O MRTA se define como uma organização politico-militar formada pela classe operária que deseja organizar e redigir uma guerra revolucionária do povo, lutando contra o governo legal e estabelecer um governo popular
Seu nascimento começa no dia 23 de