Documento
O sistema de numeração decimal é o que utilizamos atualmente, e esse sistema tem esse nome por que os números que conhecemos atualmente são resultantes da combinação de 10 símbolos (números), que são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, ou seja, decimal vem de uma numeração que combina 10 símbolos.
O computador funciona através do sistema binário (é a linguagem que a maquina utiliza para exibir imagens gráficas, letras, números...) porque o seu processador processa somente dois tipos de informação: ligado (1) ou desligado (0). É um sistema binário, pois vem de um sistema de codificação que forma códigos combinando 0 e 1 (bi).
O processador interpreta que há transmissão de corrente de energia (situação: ligado) ou não há corrente de energia (situação: desligado) sendo transmitida e ele é capaz de interpretar isso como uma informação decifrável, equivalente ao código Morse.
Através de logaritmos, de base 2, a matemática pode nos ajudar a entender como funciona este processo de codificar informação (textos, imagens, números...) de um sistema decimal para um sistema binário.
Se compararmos este sistema com o Código Morse, ele é muito parecido, pois também é um sistema onde se utiliza dois símbolos (traços e pontos) para gerar informação codificada.
Para entender como funciona isso, vou exemplificar aqui como é feita a transmissão de um arquivo de imagem entre dois computadores, mas antes disso, vamos entender uma coisa.
Uma pessoa, que mora em Manaus, deseja enviar as informações de como fazer um bolo de cacau para uma prima que mora no Rio Grande do Sul. Seria mais fácil preparar o bolo e mandar via serviço de entrega ou enviar a receita via sedex? A resposta mais provável seria enviar a receita, pois com a receita “em mãos”, ela será capaz de ler as instruções e