Documento
Chega-se a Bilbao de trem saindo das principais cidades da Espanha, como Gijon, Madrid, Valladolid, Zaragoza e Barcelona, além de cidades francesas como Bordeaux ou Toulouse.
Para turistas que saem de Barcelona com direção a Bilbao de trem, encaram uma viagem de 6 hs de duração.
Os trens pela Europa são a melhor forma de conexão entre as cidades. Pontuais, com conexões amplas com outros meios de transporte como ônibus, metros ou trens de superfície, facilitam e são uma viagem em si mesmos. A viagem a Bilbao seria curta, apenas para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e especialmente o fantástico museu Guggenheim. Sua construção iniciou em 1993, assinado pelo arquiteto americano Frank Gehty e em 4 anos foi aberto ao público. É um dos museus mais visitados da Espanha, e a sua construção gerou mudanças significativas na cidade, com diversas obras de arquitetos de expressão mundial espalhadas pela região.
Bilbao possui um sistema de transporte muito eficiente com trens, ônibus e metrô. Uma das principais linhas de Tram, como são chamados os trens de superfície, une os museus da cidade ao setor histórico, Casco Viejo, fazendo seu percurso ao longo do Rio de Bilbao.
Uma das coisas mais interessantes na cidade é a língua Basca. Apesar de não ser falada pelas ruas, se trata de uma língua oficial, e por todo lado aparece escrita, especialmente em pontos turísticos ou placas da cidade. Não tem origem latina, e por isso difícil de ser entendida. É muito antiga, anterior ao período de ocupação do império romano.
A visita ao Museu Guggenheim é obrigatória, nem que seja apenas ao seu redor, para ficar boquiaberto com a arquitetura, e a mistura de materiais. Domina a paisagem, se integra a cidade ao mesmo tempo que choca pela imponência. A cada momento,