Documento
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
RERESENTAÇÃO DE ENSINO EM PIMENTA BUENO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANDOVAL MEIRA
COORDENADORA DA SALA DE LEITURA; PROF: REGINA
PARTCIPAÇÃO ESPECIAL:
ROSANGELA SUPERVISÃO ESCOLAR
MARCOS------------------PROVIDENCIANDO MATERAIS
SUELY--------------------- PROVIDENCIANDO AS DIGITAÇÕES DOS TEXTOS
ELMI------------------------DIGITANDO OS TEXTOS
VAGNER-------------------APOIO DE XEROX E INFORMÁTICA
CARMEM -----------------APOIO ORIENTACIONAL
ALUNOS -------------------PELA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO
PIMENTA BUENO MARÇO / 2008
INTRODUÇÃO
Contar histórias é uma atividade humana ancestral e uma das forma que as devesas culturas do planeta encontraram para transferir sabedoria e desenvolver o gosto estético. A propagação desta prática cultural contribuirá para formar novos leitores, na qual o conceito de cidadania se desenvolve também por intermédio da valorização d função social da leitura.
JUSTIIFCATIVA A razão do projeto “histórias que os alunos contam” é criar na escola um circuito d leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando histórias diante de outros alunos, e, outras pessoas, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e vida.
DO FUNCIONAMENTO O projeto contador de histórias visa disseminar a literatura e as histórias populares nas práticas culturais escolares e comunitárias. O público-alvo compõe-se de alunos desta escola. O projeto acontece de várias formas: “hora do conto” na sala-de-aula; alunos mediadores da leitura, que contam histórias para seus colegas, para seus pais, amigos de seu bairro, até mesmo na hora do recreio. Apresentação final do projeto em exposição para todo contexto escolar.
DA ORGANIZAÇÃO
Entre outras ações, o projeto incentiva a leitura de livros: gênero poético, narrativo, teatral, endereçados aos jovens com orientação