Documento sem t tulo
Mas ao falar em sangue, não podemos deixar de falar sobre as células que o constitui e também de suas principais funções.
As células do sangue:
•
Glóbulos vermelhos (Hemácias);
•
Glóbulos brancos (leucócitos);
•
Plaquetas. Glóbulos vermelhos: são células que carregam a hemoglobina e também são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono que serão eliminados pelos pulmões. Glóbulos brancos: são células responsáveis por defender os organismos contra agentes infecciosos como vírus, bactérias e substâncias estranhas. Os glóbulos brancos ou leucócitos com também são conhecidos, são produzidos na medula óssea. Plaquetas: são fragmentos de grandes células que compõe o sistema de coagulação do sangue e que também é responsável pela formação do tampão plaquetário que age na prevenção de hemorragias.
Fontes de pesquisas: http://www.ameo.org.br/conhecimento/168quaissaoascelulasdosangue http://www.hemocentro.rs.gov.br/lista/105/O_que_%C3%A9_o_sangue
Técnica do esfregaço sanguíneo
Publicado em 21 de outubro de 2014 por admin
Esfregaço sanguíneo esfregaço = es•fre•ga•ço
(esfregar + aço) substantivo masculino
[Medicina] Amostra disposta em lamínula e destinada à análise microscópica (ex.: esfregaço bacterioscópico, esfregaço vaginal). Esfregaço sanguíneo é uma técnica que permite a separação de células em meio líquido.
Consiste em espalhar um fragmento de tecido ou de uma colônia sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao
vidro. Formase assim uma fina camada de células, facilitando a observação.