Documento Sem T Tulo
Primeira parte do livro Max Weber comparar o ensino das universidades Americanas e as universidades Alemã. Onde na universidade alemã a carreira do jovem que se consagra à ciência tem como primeiro passo a posição de Privatdozenten( passa um certo tempo com o especialista daquela área escolhida). Só depois de longo tempo com o especialista da matéria escolhida e depois de um consentimento o candidato se habilita ao ensino superior redigindo uma tese e submetendo-se a um exame que na maioria das vezes são formal.
Só depois dessa forma é permitido ministrar cursos a respeito de assuntos por ele próprio selecionados dentro do quadro de sua venia legendi, sem receber nenhuma remuneração, a não ser as taxas pagas pelo estudantes.
Inicia-se, nos Estados Unidos da América a carreira acadêmica de maneira totalmente diversa: principia-se pelo desempenho da função de assistente. No grande institutos alemãs das faculdades de ciências e medicina em que habilitar a posição de Privatdozenten somente é tentada por pequena fração de assistentes e em fase avançada das respectivas carreiras. O sistema alemã apresentar diferença no sistema americano, principalmente porque na Alemanha a carreira do homem da ciência se apóia em alicerces plutocraticos ( dá poder aos ricos o poder é exercido pelo mais ricos) o sistema universitário alemão, atualmente se orienta nas bases americanas. Os institutos de ciências e medicina são hoje, grande empresas de capitalismo estatal (extremamente arrisco um jovem sem fortuna enfrentar os azares da carreira universitária).
Nos Estados Unidos em oposição ao nosso, o sistema é burocrático (de acordo com Weber burocrático são funcionários que cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos). No início da carreira o jovem receber um salário modesto que na maioria das vezes é igual de um trabalhador semi-especializado. Entretanto, o regulamento prevê que se possa despedi-lo, assim como são afastado os