Documento Sem T Tulo
Agitar e Observar.
Na2SO4 + BaCl2 → NaCl + BaSO4
O sulfato de sódio ao reagir com o cloreto de bário forma um precipitado branco de sulfato de bário, que é um composto muito insolúvel em água.
Os reagentes serem inicialmente incolores e após o início da reação o conteúdo ficou branco e formouse uma pequena quantidade de precipitado branco. Observouse a ocorrência de uma reação de dupla troca, visto que houve a permutação de um cátion e um ânion. Como produtos foram obtidos sais menos solúveis do que havia nos reagentes, ou seja, uma vez que são formados, é mais difícil que se solubilizem novamente e voltem a formar as substâncias iniciais.
Tubo 2: colocar 2ml de solução de Pb(NO3)2 e 2ml de solução KI.
Agitar e observar.
Foram depositadas algumas gotas de Pb(NO3)2 (Nitrato de Chumbo) e também algumas gotas de KI (Iodeto de potássio) e por fim homogeneizouse a solução.
Ambos reagentes utilizados são solúveis em água. Ao misturalos notouse a formação de um precipitado amarelo, o Pbl2 (Iodeto de Cumbo II) e o outro produto resultante foi o K NO3
(Nitrato de potássio) que fica em solução, ocorrendo então uma reação química, conforme equação da equação:
Pb(NO3)2 + 2 KI = Pbl2 + 2KNO3 l Tubo 3: colocar 2ml de solução de NaCl e 2ml de solução AgNO3.
Agitar e Observar.
Procedimento:
•Transfira para um tubo de ensaio uma pequena quantidade de uma solução de cloreto de sódio (incolor)
•Adicione a esta solução, algumas gotas de solução de nitrato de prata (incolor).
Discussão: Ocorre o aparecimento de um precipitado branco, devido a formação de AgCl, o que é uma evidência da ocorrência da reação. Poderíamos pensar que o precipitado formado fosse devido à formação de NaNO3. Mas, se analisarmos uma tabela de solubilidade