Documento de araxa
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera – Uniderp
Leitura e os Sentidos do Texto
Professor: Dr. Luiz Roberto Wagner
Diani Malaggi Saldanha – RA: 383219
Eliete Lima Paes – RA: 379128
Kelly Glaucianne da Costa Silva – RA: 383225
Maria Isabel Melo Vieira RA: 386121
Mônica Ilis da Silva Vargas – RA: 350852
Campo Grande - MS
2012
GÊNEROS TEXTUAIS
A definição para gênero textual, principalmente, no âmbito acadêmico, se mostra uma grande incógnita. Tal dificuldade se deve as muitas divergências existentes entre os grandes linguistas e estudiosos dessa área. Além dessa premissa, o número de gêneros textuais, já identificados, é muito elevado, como afirma Luiz Antônio Marcuschi:
Sendo os gêneros fenômenos sócio-históricos e culturalmente sensíveis, não há como fazer uma lista fechada de todos os gêneros. Existem estudos feitos por lingüistas alemães que chegaram a nomear mais de 4000 gêneros, o que à primeira vista parece um exagero [...] (MARCUSCHI, 2009, p. 6).
Contudo, mesmo existindo uma infinidade de gêneros textuais, nos deparamos, em nosso cotidiano, mais frequentemente com alguns deles que, com o passar do tempo tornam-se de fácil identificação. Muitos conseguem identificar e distinguir, facilmente, um anúncio de um e-mail ou mesmo de um horóscopo, romance, entrevistas. Cada gênero textual possui características singulares que podem se assemelhar, ou não com outros gêneros. Baseando-nos nessa observação, foi realizada uma pesquisa na revista Veja, de edição nº 2273, de circulação nacional, nesta encontramos variados gêneros textuais, do qual foram elencados seis, que seguem: resenha crítica, entrevista, editorial, anúncio, artigo de opinião e notícia. A revista na sua primeira folha traz uma resenha sobre como foi a Eco 92 ate chegarmos a Rio+20, e leva a