Documento atps desenvolvimento humano
O desenvolvimento infantil é uma temática que desperta interesses nos mais variados campos do conhecimento. Esse trabalho tem como objetivo conhecer o desenvolvimento infantil, fisico, cognitivo, social de crianças de 0 a 1 ano. Realizando um levantamento bibliográfico, do assunto.
Palavras-chave: infância, desenvolvimento, observação.
Bases Geneticas do desenvolvimento infantil.
A fecundação – união entre o óvulo e o espermatozóide – dá origem ao zigoto, que se instala no útero após uma série de divisões celulares. Nesse momento, a placenta também começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico, que auxilia na alimentação do embrião e o protege caso a mãe sofra uma queda. O embrião então começa a crescer no útero, dobrando de tamanho todos os dias o crdão umbilical começam a se formar estes, provêem nutrição e oxigênio para o bebê e retiram as excretas. Seu bebê fica dentro de um saco cheio de líquidos que o protege de impactos mecânicos, como batida ou pressão.
Ao fim do primeiro mês, ele mede entre 0,4 cm e 0,5 cm.O coração bate de forma acelerada, aproximadamente 150 vezes por minuto. É nessa fase que se inicia a formação do sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Os olhos, a boca, o nariz, os braços e as pernas também começam a se desenvolver. O comprimento do embrião chega a 4 cm.
O período fetal, que começa no terceiro mês de gestação, é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm.Nessa fase, o bebê mede cerca de 16 cm e começa a se movimentar, sugar e engolir. Ele também é capaz de perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces.
A criança recebe de seus pais uma herança genética, onde é definido traços físicos, tais como a cor dos olhos, do cabelo, sua altura e até mesmo o seu sexo (a variação genética é que torna cada ser humano um indivíduo único