Documento 8
LUIZ FELLIPE PIMPÃO GIOCONDO
A HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DA OPEP E SUA IMPORTÂNCIA NO SISTEMA INTERNACIONAL.
SÃO PAULO, BRASIL
Segunda feira, 8 de junho de 2015.
LUIZ FELLIPE PIMPÃO GIOCONDO
A HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DA OPEP E SUA IMPORTÂNCIA NO SISTEMA INTERNACIONAL.
Trabalho de conclusão da matéria de Estudo dos Hemisférios Regionais, Ásia e África no Curso de Relações Internacionais. Apresentado à Fundação Armando Alvarez Penteado como evidência para a aprovação da mesma.
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO
Este artigo visa demonstrar os motivos da criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o objetivo da organização, a história da instituição e principalmente como se deu o processo de solidificação da organização, que conseguiu em menos de 20 anos se tornar um cartel no mercado de petróleo e um órgão com imensa magnitude no sistema internacional, já que o petróleo é a principal fonte de energia do mundo atualmente.
O PORQUÊ DA CRIAÇÃO DA OPEP
O real motivo da criação da organização se deu por conta dos preços do petróleo nos anos 60 serem controlados por um Cartel formado por companhias Americanas e Europeias denominadas de "Sete Irmãs", eram elas; Royal Dutch Shell (atualmente Shell), Anglo-Persian Oil Company (atualmente BP Amoco), Texaco, Standard Oil of California (atualmente faz parte do grupo Texaco), Gulf Oil (atualmente também faz parte do grupo Texaco), Standard Oil of New Jersey e Standard Oil of New York (atualmente fundiram-se e formaram a ExxonMobil). As "Sete Irmãs" conseguiram formar um Cartel no mercado de petróleo no mundo durante os anos 50 até 70, mesmo não produzindo nem exportando a quantidade que era produzida e exportada pelos países fundadores da OPEP. As companhias do ocidente detinham o poder de regular os preços do petróleo, e faziam com que o valor da principal fonte de energia do mundo permanecesse baixo, para que os países do Ocidente, que não eram