Documento 55
Turno: Matutino
Documentário: A invenção da psicanálise (1997)
O documentário mostra a vida e carreira de Freud, relatando o início da psicanálise até a terceira geração. Faz assimilações entre a obra de Freud e as modificações da sociedade vienense e de toda Europa no final do século XIX e início do século XX.
Também mostra, todas as diferenças econômicas e políticas vistas naquela época, e como Freud e seus seguidores enfrentaram todos os estes contratempos para a construção da psicanálise.
A invenção da psicanálise mostra também as dificuldades e os preconceitos que Freud enfrentou com suas teorias no campo acadêmico e médico, até conseguir algo diferente e a de aceitação de alguns. Por ser judeu, Freud foi perseguido e vários de seus livros foram queimados em praça pública. Com a ajuda de Marie Bonaparte, Freud, sua mulher Marta e sua filha Anna conseguiram fugir para Londres.
Contém relatos de importantes psicanalistas e de estudiosos da vida e obra de Freud. Este documentário mostra desde o início da psicanálise e a vida de Freud
Algo interessante do documentário, é que Freud não era aceito por muitas pessoas onde vivia e teve de ver até vários de seus livros serem queimados e praça pública por nazistas.
Com a subida de Hitler e Freud já estava velho e tinha passado por vários cirurgias por conta do tabagismo, Freud não queria abandonar a Viena, mas por conta de vários acontecimentos, Freud decidiu se mudar para Londres com a mulher e filha.
Freud por por ser judeu, recebeu muitas criticas de não-judeus e também judeus.
Encarou a doença corajosamente, e morreu em Londres, em setembro de 1939.
Se manteve ativo até o fim de sua vida como terapeuta e pensador.