Documentação de Projeto
Logo que abri minha conta, há uns três anos, utilizava o sistema apenas para me comunicar de forma mais barata e rápida com alguns amigos e até familiares. Porém, na época, muitos dos meus colegas tinham adquirido seus smartphones, mas ainda não possuíam um pacote de dados para acesso à internet móvel. Isso, de certa forma, impedia que o serviço de mensagem instantânea funcionasse com magnitude, uma vez que, dependendo da urgência, acabava encaminhando SMS aos usuários.
Com a democratização do acesso à internet móvel, sobretudo entre colegas jornalistas, o uso do smartphone tem contribuído cada vez mais para a produção de conteúdos, principalmente, para o portal de notícias em que trabalho. Hoje, em razão da facilidade de conexão, muitos fotógrafos encaminham imagens via Dropbox ou por meio do WhatsApp, o que facilita demais nosso trabalho. Além disso, um grupo de jornalistas envia mensagens “full time” com informações de trânsito, acidentes e até de reportagens que viram em outros veículos nos alertando sobre alguma notícia que não estávamos apurando. Há casos em que o repórter até escreve sua matéria no próprio smartphone e a encaminha via WhatsApp.
E a ferramenta não se limita apenas ao uso dos jornalistas. Muitos leitores utilizam o número do jornal no aplicativo para se comunicar de forma mais rápida com os profissionais da redação. Por meio do WhatsApp, eles encaminham vídeos e fotos e também podem ajudar a pautar a nossa equipe.
Internet das coisas
A evolução para um mundo onde tudo estará conectado à internet já é uma realidade. Porém, no meu ponto de vista, no Brasil, apesar de presente, a Internet das Coisas ainda enfrentará obstáculos.
Temos hoje 120 milhões de brasileiros conectados à internet, mas sabemos que apenas 31% da população ainda navega