metodogia de projetos e documentação técnica
MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
Evellyn Ledur da Silva – Universidade Federal de Santa Maria
Estela Maris Giordani – Universidade Federal de Santa Maria
Camila Ribeiro Menotti – Universidade Federal de Santa Maria
1. Introdução
A pesquisa teve como objetivo responder a questionamentos e anseios sobre a utilização de materiais didáticos pelos professores da educação básica. Os professores se perguntam: o que é uma boa aula? Até que ponto o uso de materiais didáticos pode auxiliar no processo do aprender? Como o material didático pode mediar a aprendizagem dos alunos? Compreende-se que quando o professor se apropria, desenvolve e adapta o material didático e o utiliza adaptando ao contexto dos alunos a aula resulta mais produtiva para o professor e para o aluno. Por isso, ao planejar, o docente observa possibilidades de uso destes, quer seja um filme, uma maquete, um jogo, ou mesmo um livro e, vai combinando estes em ação educativa visando o desenvolvimento de seus alunos e de seu próprio estilo de pedagogia.
No contexto educativo é fundamental estabelecer a estreita correlação entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais. Nesta direção percebe-se que há muito ainda o que se fazer no que se refere a constituição de maior correlação entre o sistema de ensino, dimensão macro, possibilita a adota materiais didáticos padronizados e o contexto da sala de aula, sua dimensão micro.
Foi pensando nesta problemática que nasceram algumas atividades de pesquisa, ensino e extensão, que foram desenvolvidas em cursos de licenciatura e na Pós-Graduação da UFSM. Estas atividades vividas provocaram na proponente do projeto e no grupo de pesquisa envolvido outras inquietações e reflexões. Contribuíram também, para a realização desta pesquisa e, se apresenta neste artigo, as provocações enfrentadas nas atividades de docência das disciplinas de: a) currículo,