documentaçao tp aeds
Introdução A localização no espaço cartesiano é fundamental para a engenharia, essa ferramenta é básica para qualquer atividade que seja realizada em tal campo. Em diversas áreas do conhecimento, os algoritmos podem ajudar em determinadas tarefas ou aperfeiçoá-las. A criação de um algoritmo que indique as relações existentes entre determinados elementos, como ponto, linha e polígono, no espaço pode ser muito útil. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é, conhecendo-se as coordenadas dos pontos, determinar a relação de espaço existente entre pontos, linhas e polígonos, isso será possível através de ferramentas da programação tais como vetores, funções, TAD’s, e outros recursos mais básicos da linguagem C.
Implementação Estrutura de dados
No programa foram utilizados vetores que armazenam grande quantidade de informações e permite acessá-las sem o uso de uma variável para cada dado Um vetor, assim como outra variável, pode ser do tipo ‘int’, ‘double’, ‘char’ ou uma struct qualquer criada.
No ‘main’ foram utilizados três vetores (a, b, c) dos tipos ‘ponto’, ‘linha’ e ‘poligono’ para guardar os dados de cada ponto, linha e polígono, respectivamente. O vetor do tipo ‘ponto’ armazena dois dados do tipo ‘double’ que são as coordenadas x e y do ponto. Já vetor do tipo ‘linha’ e ‘poligono’ armazenam um ‘int’ com o número de vértices que os mesmos possuem, e um vetor ‘ponto’ para armazenar todas as coordenadas de todos os vértices da linha ou do polígono.
Além desses, há os vetores ‘ponto’ chamados ‘verticeslinha’ e verticespoligono’ que guardam todas as coordenadas dos vértices de todas as linhas e polígonos. Para a parte dos testes há também muitos vetores, há um do tipo ‘int’ para armazenar o número do teste (nt) que está sendo executado, há outros nove( pl, sl, tl, ql, l5, l6, l7, vazio1, vazio2)do tipo ‘char’ que lêem o comando do tipo de teste a ser executado.