Documentarios
Mediana: A Mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente. Se o conjunto de dados tiver um número par de entradas a mediana será a média entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto. Depois de Ordenados os valores por ordem crescente e decrescente, a mediana é: O Valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar. A Média dos dois valores centrais se a quantidade desses valores for par.
Em teoria da probabilidade e em estatística, a mediana é uma medida de tendência central, um número que caracteriza as observações de uma determinada variável de tal forma que este número (a mediana) de um grupo de dados ordenados separa a metade inferior da amostra, população ou distribuição de probabilidade, da metade superior. Mais concretamente, 1/2 da população terá valores inferiores ou iguais à mediana e 1/2 da população terá valores superiores ou iguais à mediana.
Moda: A moda de um conjunto de valores de uma variável estatística corresponde ao valor que é mais vezes observadas num determinado estudo ou, por outras palavras, ao efetivo com maior frequência absoluta. Por exemplo, no conjunto de valores 2 3 4 3 5 3 7 8 3 8, o 3 é, claramente, o mais frequente, pelo que a moda deste conjunto de valores é 3. Acontece que em muitas situações pode não haver um valor único com maior frequência absoluta que todos os outros, como no exemplo anterior, mas sim existirem dois, três ou até mais valores nessas condições. Podemos assim falar na existência de duas, três ou mais modas. Desta forma, se uma dada distribuição só tiver uma moda recebe a designação de unimodal, se tiver duas modas é chamada bimodal e se tiver mais que duas modas designa-se por