documentario torcida organizada
torcedores começaram a surgir com o ideal de apoiar seus respectivos clubes em dias de jogos nos estádios. Tão imediatamente também foram surgindo às primeiras torcidas que inicialmente foram denominadas torcidas uniformizadas. Porém, é importante ressaltar que esses grupamentos iniciais tinham interesses totalmente diversos aos atuais objetivos das torcidas organizadas contemporâneas, pois compareciam aos estádios, tudo leva a crer, com o objetivo principal de apoiar o clube, promover cânticos de incentivo e organizar a festa em torno do futebol.
A primeira forma dessa manifestação, por exemplo, é denominada, por alguns pesquisadores, de torcidas voluntárias. Torcidas que, no início da nossa história do futebol, se reuniam única e exclusivamente em consequência dos jogos e tinham como elemento unificado a paixão, ou a simpatia, que nutriam por um ou por outro clube.
Nesse momento, os laços de identidade e de solidariedade ficariam restritos ao espaço de duração dos jogos, podendo ser revividos em momentos do cotidiano desses torcedores, como em bares e rodas de amigos
esse apego foi gerando uma nova cultura chamada de “estilo de vida clubístico”.
“estilo de vida clubístico”, por sua vez, abrange desde as denominadas ritualizações de caráter mais informal e acionadas de maneira esporádica e independentemente dos grandes ajuntamentos populacionais nos estádios (as reuniões de amigos em bares ou mesmo as reuniões entre famílias para assistirem partidas de futebol se constituem nos exemplos mais emblemáticos), quanto às institucionalizadas ritualizações coletivas que tem seu grande ápice nos dias de jogos e, dentre as quais, destaca-se o fenômeno das torcidas organizadas (TO’s).