Doc.wesley

1812 palavras 8 páginas
Micoses
Onicomicose
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Transmissão
Os fungos que provocam a micose de unha são habitualmente adquiridos no ambiente, principalmente em áreas úmidas e quentes, que são os meios propícios para o crescimento de fungos. Banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas são exemplos de locais que frequentemente abrigam fungos. Frequentar estes espaços públicos descalço é um importante fator de risco para adquirir micose nas unhas.
O contato com o fungo por si só não costuma ser suficiente para se adquirir a onicomicose. Geralmente é preciso haver pequenas lesões entre a unha e a pele para que o fungo consiga penetrar por baixo da unha e se alojar. Também é necessário que a unha seja exposta frequentemente a ambientes úmidos para que o fungo possa se multiplicar com mais facilidade.
Prevenção
- Manter as unhas sempre secas.
- Evitar traumas e lesões nas cutículas. Usar sapatos muito apertados ou muito largos pode prensar os dedos ou provocar movimentos, batendo a unha no calçado.
- Evitar o uso de sapatos fechados por períodos prolongados.
- Não usar o mesmo sapato em dias seguidos. Algumas pessoas usam muito o mesmo tênis, que é um calçado muito abafado e facilita a umidade nos pés. O ideal é deixar o calçado ao ar livre sempre que for usado e higienizá-lo corretamente.
- Fazer a higiene correta dos pés, secar bem e usar talcos antifúngicos. Uma dica é utilizar o secador de cabelo.
- Se uma pessoa tem micose, mesmo estando em tratamento, o sapato fica contaminado e o fungo tem condições de se proliferar, por isso é importante não usar o mesmo sapato

Relacionados