doc. de apoio - Voleibol
Caracterização da Modalidade O voleibol é um jogo desportivo coletivo, praticado por duas equipas adversárias, cujo objetivo é enviar a bola por cima da rede, fazendo-a cair no campo adversário e evitando que ela caia no nosso próprio campo.
Dimensões:
O terreno de jogo é um retângulo de 18mx9m, circundado por uma zona livre de 3m de largura em todos os lados (no mínimo). O espaço livre de jogo encontra-se acima da área de jogo livre com 7m de altura a partir do solo.
Bola:
A bola é esférica devendo a sua capa ser de couro flexível, natural ou sintético, e a sua cor uniforme e clara ou com uma combinação de cores. O seu perímetro é de 65 a 67cm e o seu peso de 260 a 280g, e a pressão deverá ser 0,30-0,325 kg/cm2.
As Competições Mundiais e Oficiais FIVB, bem como os campeonatos e ligas nacionais deverão ser jogadas com bolas homologadas pela FIVB.
Equipas:
As equipas podem ser compostas por 12 jogadores no máximo, onde consta um treinador, um treinador-adjunto, fisioterapeuta e um médico. Cada equipa pode inscrever na lista de 12 jogadores, um jogador especializado em defesa – “libero”. Para além deste, existe o capitão de equipa, que deve ser registrado no boletim de jogo, acompanhado dos restantes jogadores. Apenas os jogadores inscritos no boletim de jogo podem entrar neste terreno e participar na partida. A composição da equipa não pode ser alterada a partir do momento em que capitão de equipa e treinador assinam o boletim de jogo.
O Voleibol pode também ser jogado com equipas (mistas, ou não) de dois, de três ou quatro elementos, quer no interior, quer no exterior (Voleibol de praia).
Regras de jogo
Pontuação:
Um jogo de Voleibol é jogado à melhor de cinco sets, isto é, a equipa vencedora é aquela que ganha três sets. Cada set é ganho quando uma equipa atinge os vinte e cinco pontos, embora a diferença de pontuação tenha que ser igual ou