Doação de leite Materno
Potencialmente todas as mulheres que estiverem amamentando podem ser doadoras de Leite Materno. Algumas mulheres produzem quantidades maiores de leite, facilitando o processo de doação. No entanto, aquelas que produzem leite em menor quantidade também podem doar, esvaziando as mamas após cada mamada e estimulando o aumento da produção de leite através de exercícios e alterações na alimentação.
O uso de alguns MEDICAMENTOS BEM COMO ALGUMAS DOENÇAS CONTRAINDICAM a doação de leite materno. A mulher que desejar ser doadora deve entrar em contato com um Banco de Leite Humano, realizar um cadastro que será avaliado pelo médico responsável e caso seja aceita, receberá todas as orientações sobre a coleta e a doação.
A ordenha deve ser feita após as mamadas ou em momentos em que as mamas estejam muito cheias, de preferência de forma manual.
O preparo das mamas e do ambiente é muito importante nesse processo:
O ambiente deve ser limpo, tranqüilo e reservado;
Os cabelos devem estar presos ou cobertos;
As mãos e os antebraços devem ser lavados com água e sabão e secos em uma toalha limpa;
As mamas devem ser lavadas somente com água;
O leite deverá ser colocado diretamente no recipiente em que será armazenado;
O recipiente deve ser de vidro com tampa enroscável de plástico (como vidros de maionese e café solúvel). Retirar o rótulo e o papelão da parte interna da tampa, lavar o vidro e a tampa com água e sabão e depois ferve-los cobertos de água, durante 15 minutos. Deixar secar virado com a boca para baixo em um pano limpo. O vidro deve ser utilizado depois que estiver seco.
Armazenamento do leite:
Depois de ordenhar as duas mamas, feche bem o vidro e leve-o ao freezer.
A temperatura deve ser de -3ºC ou menos.
Coloque um rótulo no vidro contendo seu nome e a data da primeira coleta.
Quando já houver leite congelado de outras ordenhas, colete o leite em um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e posto para secar de