Aleitamento materno
INTRODUÇÃO
Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o bebê. É um processo fisiológico natural, mas que precisa ser aprendido. O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laços afetivos entre mãe e filho. A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio. O aleitamento contribui para a saúde biológica e emocional tanto da mãe quanto do filho. Os benefícios são maiores quanto maior a duração do aleitamento.
ALEITAMENTO MATERNO
São muitos os benefícios do leite materno, como a proteção contra infecções são mais evidentes se a amamentação for exclusiva nos primeiros meses. Segundo a OMS as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade ou seja até essa idade o bebê deve tomar somente leite materno e não deve dar-se nenhum alimento complementar ou bebida. A partir dos 6 meses todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas) e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a serem amamentadas, pelo menos até completar 2 anos de idade.
TIPOS DE LEITE O colostro é a primeira secreção das glândulas mamárias, ocorrendo de forma mais evidente na primeira semana após o parto. O leite de transição ocorre na segunda semana pós-parto e é o elo entre o colostro e o leite maduro, que acontece a partir da segunda quinzena pós-parto.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO LEITE MATERNO O leite humano tem mais de 200 substâncias, nem todas completamente estudadas. Essas substâncias são classificadas em três grupos: 1. Específicas para a espécie: imunoglobulinas 2. Específicas para o organismo: lactose 3. Específicas para a espécie e para o organismo: lipídios O componente mais abundante do leite é a água, cujo teor é totalmente suficiente para as necessidades hídricas do bebê. O