Aleitamento materno
O presente trabalho aqui descrito tem por objetivo desenvolver o tema da Campanha sobre O Aleitamento Materno ou Campanha da Amamentação, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a UNICEF, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para o bebê e para a mãe. Informar, analisar e definir os benefícios ocorridos por esse ato, quais os males e dúvidas decorrentes do assunto. Quais as ações desenvolvidas para a conscientização da importância do mesmo, e como a doação do leite materno ajuda a salvar vida de muitos bebês.
Aleitamento Materno
É um ato gerado pela mãe quando amamenta seu bebê, é um processo fisiológico e natural, mas que muitas vezes precisa ser aprendido. A amamentação cria um vínculo entre mãe e filho, gerando ao bebê um melhor desenvolvimento emocional cognitivo e do sistema nervoso.
O leite nos primeiros dias pós-parto tem a aparência de ser ralo e fraco, porém possui em grande quantidade os fatores que protegem contra doenças, funcionando como uma vacina; nenhum outro alimento oferece as características imunológicas concentradas no leite materno.
O leite materno é completo e essencial para o bebê, devido a sua complexa composição que contém todas as proteínas, açúcar, gorduras, vitaminas e água necessários que o bebê necessita para ser saudável.
Além de incorporar anticorpos e glóbulos brancos, protegendo o bebê de algumas doenças e infecções tais como:
*otites
*alergias
*vômitos
*diarréia
*pneumonias
*bronquiolites
*meningites
Vantagens do leite materno para o bebê
*pode evitar doenças respiratórias
*infecções urinárias
*diarréias
*diabetes
*hipertensão
*doenças cardiovasculares
*melhor desenvolvimento mental
*fácil digestão
*promove vínculo afetivo entre mãe e filho
*ajuda na formação da boca e alinhamento dos dentes
Vantagens para a mãe
*ajuda a reduzir o peso após o parto
*ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal
*diminui o risco de hemorragia após o parto