DO MÓDULO IV: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
REFERÊNCIA: Mo699 Módulo IV: Organização da Educação Brasileira / Rogério de Andrade Córdova – Brasília: Universidade de Brasília, 2008. 62 a 80.
PÁGINAS
CITAÇÔES
COMENTÁRIOS
62
“nada vai mudar dentro da educação, no final das contas, se não houver mudanças na escola e, mais ainda, dentro da sala de aula”.
Essa mudança não acontece por causa de fator negativo do sistema escolar tais como: falta de estrutura adequada, didáticas ultrapassadas, faltam profissionais qualificados e o sistema não consegue meios eficazes para qualifica-los, por causa dos baixos salários não consegue contratar novos profissionais. E com todos esses, Não consegue oferecer condições para que haja mudanças positiva na educação.
62
“A escola em nossa sociedade é uma dessas organizações fundamentais”.
É fundamental a sua existência, mas ela precisa se adequar a sociedade e as suas diversidades culturais dos alunados. Precisa criar meios para que os seus educadores faça seu papel de transmissor de conhecimentos.
62
“O que significa os dados referentes ao remitente “fracasso escolar” repetência e evasão?”
Ao sistema educacional. Que oferece condições precárias aos educadores e aos seus educandos. E esses dados trazem consequência negativa à sociedade como desemprego, ou emprego digno de seu sustento. E a consequência são os aumentos desenfreado da violência.
63
“Para que serve, a final escola?”
Para formar indivíduos desiguais? É o que parecer. Porque em vez, dela proporcionar a inclusão social, ela camufradamenta com ajuda do sistema que insere regras que acabam beneficiando os detentores do poder. Aumentando assim a desigualdade social, formando cada vez mais cidadãos em capazes de exercer a sua cidadania.
65
“No caso da escola, ela proclama a integração, mas na verdade os resultados estatísticos indicam que ela, de fato, realiza a seleção e a exclusão, que são traduzidas por “fracasso escolar”.”
E