do balanço da emprea ao balanço da vida
1 - ESCRAVOS DE JÓ
Participantes: Quantas pessoas quiserem.
Tempo Estimado: indeterminado.
Modalidade: Ação coletiva.
Objetivo: Desenvolver uma preocupação coletiva para que todos acertem senão o objetivo não será alcançado por quê todos os integrantes do grupo são importantes na execução de uma tarefa.
Material: Um pé do próprio calçado do participante e um lugar onde possa formar um círculo de acordo com o número dos participantes.
Desenvolvimento:
O ANIMADOR explicará sobre esta antiga brincadeira de passar o objeto (no caso o calçado) de acordo com a letra da música:
Escravo de Jô
Jogava cachangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zig, zig, zá
Guerreiros com guerreiros fazem zig, zig, zá
Os participantes deverão retirar um de seus calçados, formarem um círculo agachados, colocarem o calçado em frente de si mesmos e quando começar a música todos deverão passar simultaneamente e compassadamente os calçados para o seu respectivo vizinho no sentido anti-horário até quando falar ”Cachangá”. Quando falar “tira” todos os participantes deverão pegar o calçado e levantar, quando falar “Põe” deverão abaixar o calçado na sua própria frente. Quando falar “Deixa ficar” todos deverão largar o calçado em suas frentes e fazer o gesto simbólico de “fica aí”. De “guerreiros” até ”fazem” volta a passar o calçado para o vizinho no mesmo sentido anti-horário e na parte “zig/zig/zá” simultaneamente todos pegam o calçado sem soltá-lo colocam na frente do vizinho, volta na sua frente e deixa na frente do vizinho, isto tudo de acordo com o ritmo da música.
Possíveis questionamentos:
Certamente, quanto mais participantes todos perguntarão porquê não conseguem terminar a música com todos acertando a dinâmica?
Você poderá questionar se alguns só faziam a sua parte ou se além da sua parte orientavam seus vizinhos para não errarem!
2 - PÃO EM TODAS AS MESAS
Grupo Alvo: Com