ATPS de Didática
De acordo com a obra de Regina Célia C. Haydt, intitulada "Curso de Didática Geral", o professor deve estar atento aos seguintes critérios na escolha de quais recursos didáticos e procedimentos de ensino adotar perante seus alunos, são eles:
Adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
As características dos alunos, como por exemplo sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem;
As condições físicas e o tempo disponíveis.
Vemos nesse contexto, a importância de o professor ter uma prévia de como será seu público-alvo, no caso, seus alunos que com certeza, terão semelhanças e diferenças entre si. Com isso, a individualidade de cada um, será analisada levando-se em consideração, a maturidade, a capacidade intelectual e o ritmo de aprendizagem. Complementando essa concepção, entre professor/educando, é importante lembrar que uma das melhores maneiras ou métodos de ensino dentro da sala de aula, são os que estimulam o pensamento do aluno, ou seja, seu lado cognitivo. É necessário deixar de lado ou banir atividades que envolvam, quase que integralmente, técnicas de repetição e memorização de conteúdos.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva, estimulando o pensamento operatório (Haydt, Regina Célia Cazaux, 2006, pg 148).
Com base no que ja foi dito, são vários os recursos didáticos a nossa disposição; o importante é saber como e quando usá-los. Alguns deles:
Aula Expositiva; Como o nome ja diz, com esse recurso, o professor "exporá" ou transmitirá a mensagem ou conteúdo oralmente à turma. Pode ser utilizado na apresentação de um novo conteúdo, no esclarecimento de dúvidas dos