Análise qualitativa e quatitativa
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
40420132
Abelardo Costa
Railani Sussuarana
Suzana Souza.
.
ATIVIDADE DE FUNDAMENTOS DE SI
Stênio Canizio
Rio Branco
2014
Análise qualitativa
A análise qualitativa é a técnica de investigação com observações e entrevistas. Em que o entrevistador desenvolve conversas com os informantes sobre determinados temas de maneira espontânea, com o objetivo de ajustar as expectativas que os investigadores têm sobre determinado problema. Este tipo de análise pressupõe uma dissertação da análise dos dados.
Exemplo de análise qualitativa:
As anotações obtidas em um experimento poderão permitir o tipo de análise qualitativa. Isso leva em conta a existência ou aparecimento de certa qualidade, esperada ou não. Por exemplo, vamos considerar um experimento que tenha por objetivo o estudo dos fenômenos químicos.
Colocando-se em contato determinadas substâncias, algumas das manifestações esperadas numa reação química poderão ser observadas: - eliminação de um gás; - formação de um precipitado; - mudança de cor e aspecto; - alteração da energia, com absorção ou liberação.
Essas manifestações são apenas qualitativas; sabe-se que a reação química aconteceu se uma ou mais de uma dessas manifestações aconteceu.
Não há necessidade nem possibilidade de quantificar a mudança de cor da mistura formada. Também não é necessário saber a quantidade de gás liberado no momento da reação. O que precisa ser feito é comparar a qualidade observada com algum padrão preestabelecido.
Em resumo, analisar os resultados de um experimento em que devem ser observados aspectos qualitativos significa perceber a existência e as alterações nesses aspectos, comparando-os com os padrões existentes nos roteiros e manuais sobre o assunto.
Análise quantitativa
A análise quantitativa é um tipo de método utilizado na descrição de um fenômeno. É uma análise bem objetiva, tendo em conta que a