Contabilidade
Ao elaborar este trabalho tem-se em vista, de uma maneira resumida e bastante simples desenhar e abordar uma breve resenha histórica daquilo a que hoje se designa como sendo o coração de qualquer que seja a empresa - A Contabilidade.
Durante a abordagem, tentar-se no máximo do possível falar somente daquilo que é extremamente importante no concernente ao nascimento e desenvolvimento da contabilidade nas principais escolas que aprofundaram o estudo desta ciência técnica – as escolas Europeias e Americanas.
Também ao longo deste trabalho, abordar-se-á sobre a importância dos Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites, quer no aspecto teórico, quer no aspecto prático.
A CONTABILIDADE- BREVE RESENHA HISTÓRICA
A contabilidade surgiu, na sua história da humanidade , em épocas muito remotas.
Os primeiros registos contabilísticos conhecidos são do reino dos Incas, que efectuavam a contabilização dos seus factos patrimonias em corads com nós. Cada nó representava um nº, e a cor de cada corda o tipo de bem transaccionado. Deste modo, cada conjunto de cordas formava um sistema elementear de escrituração.
No mundo ocidentaL, as folhas de barro em que os Assírios gravavam as suas transacções e que guardavam em urnas; os papiros em que os Egípcios descreviam as suas operações; as efemérides onde os Gregos mencinavam os seus negócios e que podiam ser consideradas como uma espécia de modernos diários; a Bíblia, onde no livro Eclisiástico (42.7) se afirma « da seguintes coisas não te deves envergonhar: de fazer um sinal sobre o material depositado e de assentar no livro tudo o que deres e receberes », são provas inequívocas de que a contabilidade era utilizada por toda a parte, ainda que os registos contabilistícos fossem rudimentares.
Com a época romana aparecem as primeiras referências sobre a utilização da conta onde, de um lado, eram agrupadas as despesas (expensa ) e, de outro lado, as receitas (accepta) formando, no