dns - domain name system
DNS, o domain name system, ou sistema de nomes de domínio, gerencia os nomes de endereços na rede, sendo um serviço que traduz o nome de hospedeiros para o seu endereço de IP. Utilizado amplamente pelas aplicações dentro da camada de aplicação, como HTTP, SMTP e FTP, para realizar a tradução dos nomes dos respectivos nomes de hospedeiros para endereços IP. Em uma requisição HTTP, alguns passos são seguidos para realizar essa tradução: a maquina do usuário faz o lado cliente do DNS, o navegador extrai o nome hospedeiro do site, e envia para o lado DNS, o cliente envia a solicitação de consulta para um servidor DNS, em seguida recebe o endereço IP, e assim em seguida, fazer a conexão. Inicialmente isso pode causar um atraso na requisição, mas com o armazenamento em cache do servidor DNS, esse atraso pode ser reduzido.
Alguns endereços possuem nomes muito extensos, para isso são aplicados apelidos, que visam diminuir o nome inserido do endereço, o DNS, localiza o nome correspondente ao apelido digitado, e assim pode buscar pelo endereço IP do mesmo. Outro serviço relativo ao DNS, é a distribuição de carga, onde sites mais movimentados podem ser replicados para diferentes servidores, para facilitar os servidores a suportar a carga, e em um caso como esses, para cada servidor onde essas diferentes partes forem redirecionadas, possuíram diferentes endereços IP, mas todos eles estarão atribuídos a um único nome de site.
O DNS utiliza de uma grande quantidade de servidores espalhados pelo mundo com o mapeamento de todos os endereços, já que não existe um servidor que armazene o endereço IP de todos os sites, e existe uma divisão entre quem e como é armazenado os endereços IP, que são eles: servidores de nome raiz, existem 13 desses servidores na internet, onde alguns são replicações de outros por questões de segurança; servidores DNS de alto domínio, onde geralmente se encontram hospedados os endereços IP de corporações referentes a órgãos públicos, que usam de