Domain name system
DNS
Nas redes IP, consideram-se como endereços somente os números IP. Porém, memorizar endereços numéricos para diversos hosts não é prático, principalmente quando se imagina a estrutura atual da Internet e a quantidade de hosts que normalmente acessamos.
DNS
Para facilitar a divulgação e memorização de endereços foi criado o Domain Name System (DNS). O serviço DNS faz a conversão de nomes de domínios (Domain Names) para endereços IP. O DNS é um banco de dados hierárquico e distribuído.
DNS
Hierárquico significa que o espaço dos nomes dos hosts não é "chato", mas apresenta uma hierarquia dos nomes. Isso torna possível a existência de dois hosts com o mesmo nome, desde que pertençam a domínios diferentes.
DNS
Distribuído significa que o banco de dados não está inteiramente concentrado em um ponto (ou seja, não existe um host que conhece os nomes e os endereços de todos os outros hosts) mas "estilhaçado": cada servidor possui informações relativas ao próprio domínio.
DNS
O sistema de distribuição de nomes de domínio foi introduzido em 1984 e com ele os nomes de hosts residentes em um banco de dados pôde ser distribuído entre servidores múltiplos, baixando assim a carga em qualquer servidor que provê administração no sistema de nomeação de domínios. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele.
DNS
ICANN é o acrônimo de Internet Corporation for Assigned Names and Numbers. O ICANN é uma entidade sem fins lucrativos, multilateral, que organiza a concessão de domínios e de endereços IP no mundo. É vinculada ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos. A administração e a gestão dos nomes de domínio e endereços IP encontra-se sob a responsabilidade desta entidade.
DNS
Registrar é um tipo de