DNA ou ADN recombinante
Até a década de 70, o DNA era o componente mais difícil de ser analisado. De enorme tamanho e monotonia química era geralmente analisada por meios indiretos como a sequência de proteínas e análise genética. A partir da década de 70, novas técnicas foram criadas para análise, isolamento e purificação desses compostos. Muitas dessas técnicas são provenientes de ramos como: Microbiologia, Bioquímica, Imunologia e Genética Microbiana. Depois disso, o DNA tornou-se uma molécula fácil de ser analisada.
O que é ?
DNA recombinante é uma forma de DNA artificial que é criada pela combinação de duas ou mais seqüências que normalmente não ocorreriam juntas.
A Tecnologia do DNA Recombinante
É um conjunto de técnicas, de ampla aplicação. Pode ser usada para estudar mecanismos de replicação e expressão gênica, na determinação da sequência de um gene, ou no desenvolvimento de 'novas' culturas microbianas, capazes de resistir a certos antibióticos ou transmitir determinadas características.
DNA Recombinante e a Indústria
Esse conjunto de técnicas, permite aos diversos setores da indústria criarem novos produtos ou aprimorarem seus processos para obtenção de produtos finais. Temos alguns exemplos como: A produção de insulina artificial em escala industrial, a modificação de leveduras para potencializar a produção de álcool no setor de combustíveis, criação de novas vacinas, melhoramento genético de linhagens de bactérias importantes para o setor alimentício, geração de organismos 'mutantes' para diminuir ou anular o uso de agrotóxicos nas plantações e até mesmo o uso de células modificadas na biorremediação.
Introdução, Organismos transgênicos
OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer certas características desejadas. Os OGMs possuem alteração(ões) em trecho(s) do genoma realizadas através da tecnologia do ADN recombinante ou engenharia genética.
O que é ?
As técnicas de