Diário de Campo p Estágio
Identificação: Secretaria Municipal de Assistência Social
Data: 01/04/2014
Horário: 08:00h
Local: CREAS
Atividade: Evento de conscientização ao combate a violência doméstica contra a mulher.
1- Descrição pormenorizada do que observou (aspectos físicos e sociais do fenômeno descrito);
Evento realizado na Praça. Sendo presidida pela Assistente Social, Coordenadora do CREAS, juntamente com o secretário de assistência social.
Detalhamento dos atores envolvidos no processo;
Houve a participação da comunidade, alunos das Escolas Municipais e Estaduais.
CRAS
CREAS Conselho Tutelar;
Profissionais da Saúde;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
2- Interpretação dos fatos;
O evento foi realizado para a conscientização da comunidade a respeito da violência contra as mulheres. Já que é o nosso Estado tem um dos maiores índices de violência contra mulher. Também para orientar as mulheres que sofrem com essa violência sobre as formas de denunciar os seus parceiros, que pode ser através dos telefones 100 ou 180, procurar o CREAS, ou ir pessoalmente a Delegacia. Durante a palestra também foi citado que as mulheres não devem se omitir diante desses fatos, pois a leu Maria da Penha as ampara. Que muitas sofrem ameaças, perseguições pelo fato de ter dado um basta nesta situação em viviam.
3- Explicações quanto ao que foi observado pelo aluno (articulação teórica com o contexto da realidade);
Observa-se que a realidade do nosso Município é muito preocupante, pois há muitas mulheres que sofrem com a violência doméstica. E que ainda muitas tem medo de denunciar os seus parceiros.
4- Avaliação dos procedimentos técnicos;
Os procedimentos adotados pelos técnicos foram à orientação através de palestra sobre a Lei Maria da Penha, uma caminhada por algumas ruas do Distrito, entrega de cartilhas nos estandes montados na praça. Tanto o CREAS, CRAS, a Secretaria de Assistência Social está à disposição para orienta- lás.
5- Questionamentos críticos