Diário de aula 5
DISCIPLINA: Filosofia
PROFESSOR: Ms. Norberto Mazai
ALUNO(a): FÁBIO LUIZ DE ABREU PEREIRA SOUTO Diário de AULA nº 5
Tema: Revisão de Filosofia
Diário da Aula
Questão Problema O que Filosofar? Talvez, pode ser exposta por seu conceito que é o amor a sabedoria ou ainda a busca incansável da verdade; por essas características é inimiga do mito, pois sem dúvida quando o ingênuo perde espaço para o saber teremos a desmitificação de falsas, e antigas verdades.
A Filosofia por sua natureza investigativa busca uma reflexão sobre conceitos do passado; negando-os ou confirmando-os conforme o caso.
A Filosofia, o enamoramento do saber, não é ligada a qualquer saber, mas sim naquele que envolva a reflexão; esta não é focada em opiniões, mas sim no diálogo com diversos campos do saber.
O estudo da Filosofia quebra o mito que por sua vez tem como características: o ingênuo, fantasioso e o acrítico. Tal conhecimento é abstrato não podendo ser limitado as regras; mas sim, por meio da procura e reflexão constante do entender a vida, o cotidiano, as pessoas, o mundo.
O primeiro Filósofo grego conhecido foi Tales de Mileto que viveu por volta do ano 600 a.C. Tales na companhia de Anaximandro e Anaxímenes defendiam que a água, o indefinido, e o ar eram o princípio ou origem de todas as coisas. Preocupavam-se em encontrar a unidade por detrás da multiplicidade dos objetos do universo, e o princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza. Tales foi um dos filósofos que acreditava que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arkê. Para Tales, o arkê seria a água. Tales observou que o calor necessita de água, que o morto ressecava, que a natureza é úmida, que