Diálogo no campo da pesquisa qualitativa e quantitativa na área da saúde
Mesmo havendo divergências entre os métodos de pesquisa não há um método melhor que o outro: o bom método será aquele capaz de conduzir o pesquisador para uma resposta satisfatória para sua pergunta, para o desenvolvimento do seu objeto, explicando-o, compreendendo-o, dependendo de sua proposta. Os números no método quantitativo são uma linguagem assim como as categorias empíricas no método qualitativo com a finalidade de atingir a mesma meta, ou seja, de satisfazer a pergunta proposta. A possibilidade de dialogo entre os métodos no campo da saúde pode ser feita de muitas formas: desde a formulação do projeto em que os dois aspectos, explicativos e compreensivos sejam tratados durante toda a execução da investigação. Ou mesmo em momentos separados, quando um problema tratado por métodos qualitativos levanta questões para os investigadores que não poderão ser respondidas por meio de questionários. E vice-versa, quando os estudos qualitativos despertam indagações sobre as quais os pesquisadores gostariam de ter algumas aproximações em larga escala.
• A partir do texto em questão (‘Diálogo entre metodologias quantitativas e qualitativas no campo da saúde’-Michel Ferreira Machado), explique a principal possibilidade de diálogo entre os métodos quantitativos e qualitativos.
Mesmo havendo divergências entre os métodos de pesquisa não há um método melhor que o outro: o bom método será aquele capaz de conduzir o pesquisador para uma resposta satisfatória para sua pergunta, para o desenvolvimento do seu objeto, explicando-o, compreendendo-o, dependendo de sua proposta. Os números no método quantitativo são uma linguagem assim como as categorias empíricas no método qualitativo com a finalidade de atingir a