Divisão silabica
Divisão silábica
A fala é o primeiro e mais importante recurso usado para a divisão silábica na escrita.
Regra geral:
Toda sílaba, obrigatoriamente, possui uma vogal.
Regras práticas:
Não se separam ditongos e tritongos.
Exemplos: mau, averiguei.
Separam-se as letras que representam os hiatos.
Exemplos: sa-í-da, vo-o...
Separam-se somente os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc.
Exemplos: pas-se-a-ta, car-ro, ex-ce-to...
Separam-se os encontros consonantais pronunciados separadamente.
Exemplo: car-ta.
Os elementos mórficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos), quando incorporados à palavra, obedecem às regras gerais.
Exemplos: de-sa-ten-to, bi-sa-vô, tran-sa-tlân-ti-co...
Consoante não seguida de vogal permanece na sílaba anterior. Quando isso ocorrer em início de palavra, a consoante será anexa à sílaba seguinte.
Exemplos: ad-je-ti-vo, tungs-tê-nio, psi-có-lo-go, gno-mo.... Outras explicações.
Dicionário de divisão silábica
A divisão silábica consiste na identificação e delimitação das sílabas de cada palavra. As sílabas têm como constituinte obrigatório uma vogal, que determina o seu núcleo ou elemento central. Essa vogal pode ou não vir acompanhada de uma outra vogal, foneticamente chamada semivogal, formando um ditongo, como acontece na palavra cau.sa. O núcleo da sílaba pode ser precedido de uma ou mais consoantes, como em pla.no, e seguido de uma ou mais consoantes, como em pers.pe.ti.va.
Como a divisão silábica tem por base a pronúncia das palavras, qualquer falante, mesmo não alfabetizado, será capaz de dividir silabicamente uma palavra como de·va·gar. No entanto, a divisão de palavras com sequências de vogais, ou de consoantes, nem sempre é intuitiva: divide-se flui·dez ou flu·i·dez? A divisão correta é su·bli·me ou sub·li·me? Além disso, na escrita podem surgir dúvidas no momento de proceder à translineação (mudança de